Seu Chico

Meu Pai e eu no dia do casamento.
Igreja de São José de Macapá
1974

O sino da Igreja tocava cedo. Era dia de movimento : missa, procissão , arraial.

Era dia de alegria, roupa e sapatos novos, laços nos cabelos. Mamãe e Jesuca nos arrumavam como as princesas de hoje. Só tinha um detalhe: era tudo igual. Só mudava a cor, uma de azul e a outra de rosa.

Andar de barquinha, comer maçã do amor, tomar Flip Guaraná com bolo…

Eram muitas as atrações. Íamos de mãos dadas para não nos perdermos. Quem poderia se perder naquela nossa Macapá que era só nossa?

E viva São José que voltava todos os anos.

Cresci. Já não me interessava mais pelas barquinhas. Gostava de servir na Barraca da Santa e passear no arraial, onde corria com os olhos para ver os meninos mais bonitos.

Casei, continuei esperando a chegada do nosso Padroeiro. Agora eu ia com Carolina e depois com a chegada de Gabriela, ia com as duas.

O tempo! Esse tempo que leva tudo, levou meu pai logo no outro dia da festa! Levou um pouco das boas lembranças e deixou uma barca cheia de saudades que todo ano balança de um lado para outro, dia 19, alegria. Dia 20, saudades.

Foi no dia 20 de março de 1985 que ele se foi.

Nasceu de uma família grande. Tinha muitos irmãos e deixou sete filhos. Perdi a conta de quantos anos ficaram casados. Ele e mamãe Nair deixaram um legado muito forte: o Amor. Éramos sete filhos. Hoje restam quatro neste planeta pois os outros e eles dois nunca se separaram. Todos deixaram a mesma marca do Amor nas famílias que constituíram.

Estes são os Monteiro Chagas. Os filhos de Francisco Xavier das Chagas, Mestre Chico ou Seu Chico, meu pai, e D. Nair Monteiro Chagas.

Hoje, tem muitos netos e bisnetos.Outro dia vou escrever sobre eles. É que hoje é dia de São José, dia de missa, de procissão, de arraial e não podemos perder pois amanhã é outro dia, dia 20. Só vai restar a saudade dele e de todos que se foram , mas continuam esperando o badalar do sino da Igreja de São José de Macapá .

10 comentários em “Seu Chico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s